Um estudo realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) analisou um total de 404 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes e das 10 cidades capixabas no ranking, Guarapari ficou com a melhor posição.
Dez cidades do Espírito Santo foram classificadas no ranking. A melhor posição é de Guarapari, que ocupa a 198ª colocação, seguida por Cariacica (224ª), Vila Velha (229ª), Aracruz (275ª), Linhares (324ª), Serra (348ª), Cachoeiro (353ª), Vitória (377ª), Colatina (381ª) e São Mateus (385ª).
A avaliação foi realizada com base em cinco indicadores, coletados no DataSUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde), sendo quatro referentes a dados de 2022 – mortes violentas intencionais, mortes por causas indeterminadas, mortalidade juvenil por questões de segurança e mortalidade no trânsito – e um de 2023, sobre a morbidade nos transportes.
Pedro Trippi, coordenador de Inteligência Técnica do CLP, explica que os objetivos do estudo são analisar quantos jovens e pessoas em geral estão sendo vítimas fatais, verificar se o município tem clareza sobre as causas dos óbitos e avaliar o sistema de segurança no trânsito local, a partir do levantamento de vítimas fatais e internadas devido a acidentes.