Dicas para construir uma identidade visual forte e aplicável para a sua marca

Conteúdo completo para você que vai iniciar um novo negócio e precisa entender tudo sobre criação de marca e identidade visual.
Yuri Valverde
Yuri Valverde

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Se você está pensando em iniciar o seu próprio negócio, é provável que já tenha considerado o nome, as cores, o símbolo e outros detalhes da sua marca. Neste artigo, quero fornecer algumas dicas que podem facilitar bastante a construção prática dessa identidade visual.

Aplicação

Antes de tudo, é essencial abordar a questão da aplicação. Este é um dos aspectos mais cruciais e que você deve considerar desde o início do projeto.

Ao falarmos sobre aplicação, queremos nos referir a todas as formas pelas quais a sua marca pode ser utilizada: em uniformes, banners, placas recortadas, adesivos, entre outros.

Portanto, reflita se na concepção da sua marca você não está optando por uma cor que, na impressão, não será reproduzida da mesma forma que no digital, por exemplo. Considere também se não há elementos muito finos ou complexos demais para recortes.

É fundamental visualizar todas as possibilidades para que a sua marca permaneça fiel à sua concepção e seja sempre capaz de reforçar a identidade visual.

Nome

Se você já definiu o nome, o caminho fica um pouco mais claro. Uma dica importante é sempre escolher um nome fácil, simples e que faça as pessoas pensarem no seu produto e/ou serviço.

Além do nome do seu negócio, você também pode criar uma tagline, ou seja, um slogan que resuma em uma frase curta o propósito da sua marca e que pode acompanhar a sua identidade visual.

Cores

Na escolha das cores da sua marca, é importante estudar a psicologia das cores. Isso ajudará você a compreender se as cores escolhidas realmente comunicam o que o seu negócio representa e se irá estabelecer conexão com o seu público-alvo.

A cor de uma marca desempenha um papel fundamental nos resultados publicitários e comerciais dos negócios. O aspecto visual é crucial para atrair o olhar, e as cores têm o poder de gerar emoções naqueles que as observam.

Tipografia

A escolha da fonte para o nome da sua marca também é muito importante. É necessário realizar estudos e testes para visualizar como o nome será aplicado.

Existem diversos sites de tipografia que você pode utilizar para testar e identificar qual fonte mais lhe agrada. Existem fontes com serifas, sem serifas, manuscritas, em negrito, etc.

As possibilidades são infinitas para a construção da sua marca, inclusive a criação de algo personalizado e exclusivo para você.

Símbolo

Um símbolo forte é essencial para a identidade visual. Quando você vê apenas o “check” da Nike, sem o nome da marca, já sabe do que se trata, não é mesmo? O símbolo deve representar o seu negócio de forma clara e ser facilmente reconhecível.

Pense em algo que esteja relacionado ao seu negócio e que você acredite ser facilmente aplicável. O símbolo precisa estabelecer conexão e ser único, evitando qualquer possibilidade de confusão com outras marcas.

Manual de Marca

Ao desenvolver uma marca com um profissional, é recomendável que você receba um manual de marca. Este documento contém todas as orientações necessárias para a aplicação correta.

Além dos tópicos mencionados neste artigo, o manual de marca inclui muitas outras informações importantes. É indicado que contenha exemplos de diversas aplicações para orientar os profissionais responsáveis pela sua utilização.

Registro de Marca

Sim, existe um processo oficial para o registro de marcas. O INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) é responsável por registrar e regularizar essas questões.

É por meio do INPI que você verifica se o nome escolhido para a sua marca está disponível, dá entrada no processo de registro e avalia se pode ou não registrar a sua marca conforme idealizado.

O registro de marca é fundamental, pois utilizar uma marca já registrada pode resultar em processos legais e indenizações. Portanto, é importante buscar orientação jurídica especializada e garantir o registro adequado.

Dicas Finais

Dica 1: Procure um profissional qualificado para desenvolver a identidade visual da sua marca. Ter o apoio técnico adequado faz toda a diferença para transformar suas ideias em realidade.

Dica 2: A sua marca reflete muito o que você acredita. Por isso, estude, avalie, mas sempre vá na direção do que o seu coração mandar, pois é você que vai conviver com ela todos os dias e precisa sempre se apaixonar pelo seu negócio.

Com essas dicas em mente, você está pronto para começar a desenvolver a sua marca.

Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário aqui ou nas nossas redes sociais. Espero ter ajudado e desejo muito sucesso no seu empreendimento! Um abraço.

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